Dentisteria

 
Que tipo de restauração é a melhor?
 

Cada material tem indicações especificas, não existindo um material que seja melhor que todos os outros. O que será mais indicado para um tratamento, dependerá da extensão da área a ser restaurada, se tem ou não alergia a determinados materiais, em que zona da boca é necessária a restauração e o custo.
 
Restaurações em ouro: são realizadas num laboratório protético e cimentadas no dente. Estas restaurações são bem toleradas pelos tecidos gengivais e podem durar cerca de 20 anos. Por estas razões, é considerada por muitos profissionais entendidos na matéria, como o melhor material restaurador. Contudo, é uma escolha mais cara e requer várias sessões clínicas.
 
Restaurações em amálgama são resistentes e relativamente baratas. No entanto, devido à sua cor escura são mais visíveis do que a porcelana ou as restaurações a compósito e não são usadas nas áreas visíveis, como nos dentes anteriores.
 
Resinas em compósito são escolhidas de acordo com a cor do dente e usadas onde é necessário ter uma aparência natural. Os componentes são misturados e colocados directamente na cavidade onde endurecem. Os compósitos podem não ser indicadas para restaurações muito extensas e podem fracturar ou partir com o tempo. Podem também ficar manchados com o café, chá, ou tabaco e a sua durabilidade é menor que os outros materiais - geralmente duram entre 3 a 10 anos.
 
Restauração a porcelana chamadas \\\"inlays\\\" ou \\\"onlays\\\", são realizadas num laboratório protético e coladas no dente. Pode-se escolher a cor mais adequada ao dente e resistem às manchas. As restaurações a porcelana geralmente cobrem a maior parte do dente. O seu custo é semelhante ao do ouro.
 
Se uma cárie dentária ou uma fractura afectou uma grande parte do dente, uma coroa ou faceta é o mais recomendável. Uma cárie dentária que atinga a polpa (nervo) do dente só pode ser tratada de duas formas: por tratamento endodôntico (em que o nervo dentário afectado é removido) ou por protecção pulpar directa (uma tentativa de manter o dente vital)
 
O que acontece quando o dente é restaurado?
 
Se o Médico-dentista decidir preencher a cavidade dentária, removerá em primeiro lugar a cárie dentária e limpará a área afectada. Essa área será então preenchida por um dos vários materiais acima descritos.
 
 
Como é que sei que preciso de uma restauração?
 
Apenas o Médico-Dentista pode determinar se tem uma cavidade que precisa de ser restaurada. Durante a consulta, o seu Médico-Dentista realizará um exame de diagnóstico exaustivo, de forma a avaliar a existência de cáries dentárias
 
Tudo o que tiver uma aparência anormal será cuidadosamente observado com instrumentos específicos e sob ampliação. Também podem ser precisas radiografias de toda a boca ou apenas de uma secção.
 

Contactos e Localização

Clínica Dentária Santa Joana

 

Morada: Rua Braamcamp 88-1 º esq, 1250-052 Lisboa

 

Telefones:  213 813 432  /  916 698 622                     

 

E-mail: clinicastjoana@gmail.com

 

Horário: De Segunda a Quinta das 9h às 19h00

                   Sexta das 9h00 às 17h00

 

Como chegar até nós:

 

  • METRO: Rato

  • ESTACIONAMENTO: Parques Públicos

       Rua Castilho, 39

       Rua Rodrigo da Fonseca, 44

Mapa