A Endodontia é a especialidade da medicina dentária que estuda a forma, a função, saúde, injúrias e doenças da polpa dental e da região perirradicular.

A polpa é um feixe vásculo-nervoso que fica na porção mais profunda do dente, abaixo do esmalte e da dentina. Ela é responsável pela sensibilidade dentária.

Endodontia

Quando temos uma cárie muito profunda, ela pode chegar até a polpa, causando sua inflamação e posteriormente, até mesmo uma infecção mais grave, que pode atingir a região do ápice da raiz (região perirradicular). Os sinais que evidenciam um possível acometimento do tecido pulpar são: dor com estímulo frio e/ou quente, sensibilidade à mastigação e edema.

A polpa também pode ser afetada em casos de trauma ou em casos de problemas periodontais associados.

A endodontia deve ser feito para eliminar o tecido inflamado e contaminado e preencher o espaço, antes ocupado pela polpa, com um material que vedará a raiz do dente, impedindo sua recontaminação.

Normalmente, o tratamento endodôntico é feito em 2 sessões. Porém, se o dente estiver com infecção grave ou se as raízes apresentarem anatomia complexa, podem ser necessárias mais sessões. Em casos de dentes com polpa viva, sem sinais de inflamaçãoou contaminação, o tratamento pode ser feito em apenas 1 sessão.O índice de sucesso do tratamento endodôntico é alto. Porém, alguns fatores podem levar ao insucesso do tratamento: anatomias complexas, canais calcificados, falha no preenchimento do canal, restaurações inadequadas ou infiltradas e bactérias resistentes. Nesses casos, devemos avaliar se podemos realizar um retratamento endodôntico convencional ou se será necessária uma complementação cirúrgica.Após o término do tratamento endodôntico, é muito importante que seja feito o selamento adequado da cavidade, para evitar recontaminação. Muitas vezes, é necessária a reabilitação com restaurações indiretas (feitas em laboratório) como as coroas.

Contactos e Localização

Clínica Dentária Santa Joana