Abertura condicionada da atividade da Clínica Dentária Santa Joana
Protocolo COVID-19
Com o final do Estado de Emergência anunciado pelo Governo, estamos em condições de retomar a atividade desde o dia 4 de maio. O exercício da Medicina-Dentária, por ser uma atividade com grande exposição dos seus profissionais, já estava sujeita a um nível de proteção elevado antes da Pandemia Covid-19. No entanto dada a especificidade da situação em que nos encontramos, reforçámos o nível de proteção individual de todos os nossos profissionais e utentes.
Todos os nossos profissionais conhecem perfeitamente o protocolo de segurança e higiene referido na orientação da DGS 022/2020 de 1 de Maio de 2020 e aplicá-lo-ão com rigor. Agradecemos desde já a sua compreensão:
Informações, Marcações/Desmarcações devem ser feitas sempre por via telefónica através do nº 916 698 622. Desloque-se à Clínica sempre e apenas com hora marcada, após feita a referida triagem telefónica pelo nosso pessoal da Receção;
Quando vier à consulta, evite trazer adornos pessoais como relógios, brincos, pulseiras, colares, anéis dado que constituem uma importante via de transmissão do vírus.
Não é permitida a entrada de acompanhantes na Clínica, excepto para pacientes altamente dependentes ou pacientes menores, estando nesses casos sujeitos às mesmas regras dos pacientes que acompanham;
É necessário tocar à campainha para lhe abrirem a porta. Logo à entrada é obrigatório a todos os nossos utentes o uso de máscara cirúrgica em boas condições, durante o tempo que estiver na clínica que apenas removerá para efetuar o tratamento. Se não tiver uma máscara de proteção ser-lhe-á fornecida 1 máscara cirúrgica à entrada da clínica com um custo de 1,5€. Já com a máscara colocada, será efetuada então a medição da temperatura corporal com termómetro digital à distancia (5cm). Logo de seguida vamos lhe pedir para higienizar as mãos com gel hidroalcoólico.
Uma vez na receção responderá a um breve inquérito e se possível entrará de imediato no gabinete clínico ou aguardará na sala de espera um breve período de tempo.
Tente cumprir escrupulosamente os horários de forma a não criar constrangimentos na sala de espera e receção por essa razão alertamos que se chegar atrasado podemos ter de reagendar a consulta e se chegar mais cedo terá de esperar fora das instalações da clínica.
Aumentámos o tempo de consulta bem como o intervalo entre consultas. Desfasámos também os horários dos Médicos-Dentistas para evitar dentro do possível a acumulação de pacientes na sala-de-espera e receção.
A limpeza e desinfeção da clínica é constante e muito detalhada, seguindo protocolos muito rigorosos. Retirámos todos os objetos manipuláveis das zonas comuns. Reduzindo também o número de lugares para assegurar uma distância de segurança entre utentes.
Se possível pague a sua consulta/tratamento por cartão bancário (MB), embora o pagamento em dinheiro seja permitido.
Durante o Estado de Emergência, não cobrámos qualquer valor adicional pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) seja o usado pelo nosso pessoal seja o fornecido aos utentes que tratámos em situações confirmadas de urgência.
A partir de 11 de Maio passaremos a cobrar o custo de 1 máscara cirúrgica (1,5€) a quem se apresente na consulta sem uma máscara que garanta a segurança de todos.
Para bem de todos, esperamos a Pandemia passe e que os valores especulativos dos EPIs e de todo o material de desinfeção corrija, caso contrário seremos obrigados a cobrar uma taxa adicional por consulta a determinar, de acordo com as normas vinculadas no Alerta da Supervisão 03/2020 (ERS) de 1 de Abril de 2020. Está em causa a nossa sustentabilidade!
Estamos preparados para garantir a SUA e a NOSSA SEGURANÇA. Proteja-se!
Veja o nosso protocolo em PDF
Direção Clínica da Clínica Dentária Santa Joana