Saúde Oral

A Patologia Oral e a área da Medicina Dentária que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento ou reenvio de doentes com lesões da boca, glândulas salivares e língua.

A origem dessas lesões pode ser diversa, desde inflamatória, auto imune, infecciosa ou mesmo neoplásica. O autoexame (em que a própria pessoa tem o hábito de olhar a sua boca e estar atento a alterações) é um bom hábito que deve ser incentivado, para que a pessoa esteja consciente da existência e do tempo de evolução da lesão em boca. Deve procurar ajuda junto de um médico dentista ou médico estomatologista, com experiência em patologia oral, sempre que note alguma alteração na sua boca que não passe espontaneamente dentro de oito a dez dias. Embora raramente haja razão para alarme, a melhor conduta em caso de dúvida é ter a certeza do que se trata e chegar a diagnóstico definitivo, para não deixar arrastar essa situação indefinidamente e poder ficar mais descansado.

 

O que é o autoexame?

 

Trata-se de um procedimento rápido e diário que todos podemos fazer, em que observamos a boca e a língua, procurando alterações ao aspeto rosado das gengivas, da face interna das bochechas, da língua ou da zona por baixo da língua.