Implantologia

Os implantes são pequenas peças de titânio que se colocam no maxilar, superior ou inferior, e que têm a função de substituir as raízes dos dentes. Estas peças é que vão dar a sustentação à prótese, que pode ser, por exemplo, um dente em cerâmica.
 

Os implantes são feitos de titânio, material  biocompatível, ou seja, que se consegue integrar no tecido ósseo. A Clínica Santa Joana só utiliza a melhor marca de implantes do mundo, a Mis, com mais de 30 anos de estudos e investigação, pois só assim se consegue realizar tratamentos estéticos, seguros e com taxas de sucesso que rondam os 98 %.

As vantagens dos implantes dentários são muitas: podem servir de apoio para uma prótese total, fazendo-a mais segura e confortável, sustentar uma ponte fixa ou ajudar na substituição de um só dente sem alterar os dentes vizinhos. Podem substituir as próteses convencionais.

Actualmente é possível substituir dentes perdidos por implantes em praticamente todas as situações, mesmo quando já não existe osso.

Na Clínica Dentária Santa Joana, os nossos especialistas possuem todas as técnicas e materiais para reabilitar a maioria dos casos, mesmo os mais complexos.

A falta de dentes pode ser prejudicial?

 

Sim. A falta de um ou mais dentes leva a um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando problemas de mastigação e dores na articulação dos maxilares. Para além disso existe uma perda estética, provocando um envelhecimento precoce da face.


Qual é a taxa de sucesso de um implante?

 

As estatísticas confirmam um sucesso de cerca de 95% ao fim de 20 anos, sendo sempre de ressalvar que os implantes dentários necessitam de cuidados tal como os dentes naturais e que se estes cuidados não forem tomados, a taxa de sucesso pode ser menor.


Quanto tempo dura um implante dentário ?

 

Com um planeamento adequado, utilização de bons materiais, boa saúde do paciente e condições ideais de higienização oral e manutenção, o implante pode ser definitivo, não existindo necessidade de remoção ou substituição.


Fumar prejudica os implantes dentários?

 

Sim, pode prejudicar. Mas fumar não é uma contra-indicação absoluta. No entanto, a taxa de sucesso de um tratamento com implantes num fumador é inferior quando comparada com um não-fumador. Fumar prejudica a cicatrização e o processo de osteointegração do implante, sendo muitas vezes o motivo de falhas do tratamento.

 

Quais as causas que podem levar à perda de um implante?

 

As bactérias que existem na boca são as principais responsáveis pela perda de implantes, tal como as doenças periodontais; se não houver uma boa higiene diária e uma manutenção pelo higienista oral e médico dentista de 6 em 6 meses, o implante pode falhar. As forças oclusais não correctamente distribuídas também podem ser motivo de perda de implantes.


Como sei se posso colocar um implante?

 

Há algumas contra-indicações para a colocação de implantes dentários, tais como, doenças cardíacas, diabetes não controlada, radioterapia recente, etc. Só a história clínica permitirá ao médico avaliar se é possível colocar ou não implantes. Também não se deve colocar implantes, enquanto houver crescimento ósseo da face (puberdade).


Quanto custa um tratamento com implantes dentários?

 

Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento. 
O preço de um tratamento com implantes é variável, dependendo da necessidade ou não de regenerar osso, de “aumentar” a quantidade de gengiva e também do número de dentes a colocar. Para obter um plano de tratamento / orçamento é sempre necessário uma consulta com o Médico Dentista especialista.


Mesmo não tendo osso suficiente é possível colocar um implante?

 

Hoje em dia a quantidade de osso não é impeditiva para o tratamento com implantes dentários. Actualmente é possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas e pouco dolorosas, utilizando biomateriais (osso artificial e membrana) ou osso da própria pessoa. 
 
A colocação de um implante é dolorosa?

 

A colocação de um implante é feita sob anestesia local o que significa que não sentirá dor. Após o efeito da anestesia o paciente pode sentir uma dor ligeira perfeitamente controlável com analgésicos e anti-inflamatórios.


Que cuidados tenho de ter com os implantes?

 

Os implantes dentários apesar de serem de titânio e cerâmica têm de ter uma higiene perfeita tal como deveriam ter os seus dentes naturais, porque quem perde dentes, pode perder implantes. Os cuidados a ter são muito semelhantes aos dos dentes naturais: escovagem, uso de fio dentário, bochechos com um colutório anti séptico e consultas de manutenção com o Higienista Oral, de 6 em 6 meses. Tudo isto será explicado pelo seu Médico-Dentista ou Higienista Oral.


Quais são as reais vantagens sobre as próteses convencionais?

 

O osso alveolar só existe enquanto temos dentes e quando estes desaparecem o osso começa também a desaparecer e com ele os lábios começam a enrugar dando à pessoa um aspecto envelhecido. As próteses convencionais não conseguem manter o osso, podendo inclusive , caso estejam desajustadas, podem levar à aceleração da perda óssea. Os implantes dentários ao funcionarem como dentes, impedem a perda de osso e consequentemente atrasam o envelhecimento facial

A outra grande vantagem é o facto de ser uma solução fixa, não corre o risco de lhe “saltarem” os dentes. Pode parecer irrelevante mas é o suficiente para lhe aumentar a autoconfiança e voltar a rir-se como dantes.

Os implantes dentários proporcionam um aumento de auto-estima do paciente, melhorando a sua qualidade de vida já que permite recuperar o sorriso, falar e comer com total confiança e conforto.


Que mudanças vou sentir na minha vida?

 

Os seus novos dentes têm o aspecto, a textura e a funcionalidade de um dente natural o que significa que vai poder voltar a comer normalmente, vai deixar de esconder os dentes quando se ri ou de lavar as suas próteses às escondidas. 
As próteses convencionais removíveis diminuem consideravelmente a capacidade mastigatória que vai ser restituída com a colocação dos implantes. 
 
Qual é a solução para os casos em que não há nenhum dente e as próteses estão sempre a saltar?

 

Nestes casos a solução passa pela colocação de implantes .O  implante tem na extremidade que fica em contacto com a prótese uma bola que vai funcionar como macho ficando a fêmea na base da prótese que vão permitir que a prótese esteja mais estável. Pode ser usado também um sistema com barras que permite uma maior fixação.


Os implantes dentários são a solução para a/o meu caso ?

 

Os implantes dentários são o tratamento mais indicado e seguro para suportar, estabilizar ou reter próteses completas ou parciais e para substituir um ou mais dentes perdidos.

Substituir um dente:

Se precisa de substituir apenas um dente o implante dentário é a alternativa mais eficaz e indicada. Substitui o dente em falta, preserva o osso e não altera os dentes vizinhos. A ponte tradicional neste caso desgasta os dentes naturais e pode fragiliza-los.

Substituição de mais de um dente:

Com a colocação de implantes dentários pode evitar a colocação de próteses removíveis parciais . Além disso , os implantes dentários ajudam a manter a posição dos dentes, evitam a alteração da oclusão dentária e a longo prazo ajudam a manter a sua aparência facial.

Os implantes dentários são os dispositivos mais eficazes para suportar uma prótese total inferior ou superior, pode comer, rir , sorrir com confiança. A prótese total ficará fixa ao implante, para melhorar o seu conforto e durabilidade.


Todos os implantes são iguais?

 

Nem todos os implantes são iguais, na Clínica Dentária Santa Joana só utilizamos implantes Mis com certificação de qualidade FDA, ISO Norte Americano, CE e ISO 9001:2000.

Após a colocação dos implantes , é necessária uma dieta cuidada,e evitar algumas actividades mais vigorosas, apenas durante alguns dias. Assim que o implante osteo -integrar com segurança pode ser colocada a coroa ou a prótese. Poderá efectuar a sua higiene oral normal, tal como escovar, passar o fio dentário e deve efectuar os seus check-ups regulares.

 

Contactos e Localização

Clínica Dentária Santa Joana

 

Morada: Rua Braamcamp 88-1 º esq, 1250-052 Lisboa

 

Telefones:  213 813 432  /  916 698 622                     

 

E-mail: clinicastjoana@gmail.com

 

Horário: De Segunda a Quinta das 9h às 19h00

                   Sexta das 9h00 às 17h00

 

Como chegar até nós:

 

  • METRO: Rato

  • ESTACIONAMENTO: Parques Públicos

       Rua Castilho, 39

       Rua Rodrigo da Fonseca, 44

Mapa